Burocracia

Burocracia, normalmente é  estudado na  matéria  de T.G.A. junto com Escola Clássica .




-Origens da Teoria da Burocracia
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 40 em função principalmente dos seguintes aspectos:
  • A fragilidade da teoria Clássica e da teoria das relações humanas.                                                       
  • A necessidade de um modelo de organização racional.
  • O crescente tamanho das empresas e complexidade exigia um modelo organizacional mais bem definido.


-Burocracia e sociedade
A Burocracia é uma forma de organização humana ,que se baseia na adequação dos    meios aos objetivos pretendidos afim de garantir máxima eficiência possível desses     objetivos.

-Autoridade Racional,Legal ou Burocrática .
  • Racional: baseia-se em normas legais racionalmente definidas .
  • Legal :   "A crença na justiça da lei é o sustentáculo da legitimação" .O povo obedece  as leis pois acredita que elas são decretadas por um procedimento escolhido tanto pelos governados como pelos governantes.
  • Burocrática:Tem fundamento nas leis e ordem legal,é uma organização típica da sociedade moderna democrática e das grandes empresas.



Weber identificou quatro fatores principais que favoreceram  o desenvolvimento da burocracia moderna:
  1. Desenvolvimento da economia monetária ,na burocracia a moeda assume o lugar da remuneração em espécie para os funcionários ,permitindo  a centralização da autoridade e  o fortalecimento  da administração burocrática .
  2.  O crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do estado moderno apenas a organização burocrática poderia arcar com enorme complexidade e tamanho de tais tarefas .
  3.  Superioridade técnica em termos de eficiência do tipo burocrático de administração.
  4. O desenvolvimento tecnológico fez com que as tarefas de administração tendessem ao aperfeiçoamento exigindo ao modelo de Max Weber.



-Características da burocracia segundo Weber.
A burocracia é a organização eficiente por excelência ,segundo Max Weber a burocracia tem as seguintes características principais:
1 -Caráter  legal das normas e regulamentos .
 Baseada em uma espécie de legislação própria ,que define antecipadamente como a organização burocrática devera funcionar,essas normas e regulamentos são escritos e são exaustivos pois procuram  cobrir todas as áreas da organização. Essas normas e regulamento são racionais pois são coerente com o objetivo visados. Em outras palavras a burocracia é uma estrutura social racionalmente organizada .

2-Caráter formal das comunicações .
 A burocracia é uma organização ligada  por normas escritas ,as regras , decisões e ações são  formuladas e registradas   por escrito  ,dai o caráter formal da burocracia todas as ações e procedimentos são feitos para proporcionar a comprovação e documentação adequadas .

3-Caráter racional e divisão do trabalho .
 Se caracteriza por uma divisão sistemática do trabalho, essa divisão atende a uma racionalidade ou seja se adéqua ao objetivo a serem atingidos. Ha uma divisão sistemática, do direito do poder ,estabelecendo cada participante no seu cargo específico, suas funções especificas .Cada participante deve saber qual sua tarefa e seus limites para não interferir com a competência alheia .

4-Impessoalidade nas relações .
 Essa distribuição de atividades é feita impessoalmente ou seja é feita em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas .Não considerando pessoas como pessoas mas sim o cargo que ocupa ,o poder a ordem e subordinação tudo pertence ao cargo .A burocracia precisa garantir sua continuidade as pessoas vêm e vão mas os cargos e funções permanecem.

5-Hierarquia da autoridade.
Estabelece cargos segundo o princípio da hierarquia ,nenhum cargo fica sem controle ou supervisão ,cada cargo inferior dever estar sob controle e supervisão de um posto superior .O poder de controle é inerente ao cargo e não ao individuo.

6-Rotinas e procedimentos estandardizados .
A burocracia fixa as regras e normas técnicas para o desempenho do cargo ,ou seja o funcionário não pode fazer o que quiser mas o que a burocracia impõe que ele faça ,as regras e normal regulam a conduta do ocupante de cada cargo .Toda estrutura da burocracia é projetada intencionalmente de acordo com princípios racionais,todas as atividades de cada cargo são desempenhadas de acordo com padrões claramente definidos visando aumentar o desempenho no trabalho .

7-Competência técnica e meritocracia.
A escolha das pessoas é baseada no mérito e competência técnica, levando em conta a capacidade do funcionário em relação a determinado cargo .

8-Especialização da administração .
A burocracia se baseia na separação entre propriedade e a administração ou seja os administradores da burocracia não são  os seus donos ou proprietários isso se deve ao fato que funcionários não podem vender ,comprar ou herdar sua posição ou seu cargo .e assim com a burocracia surge o profissional que se especializa em gerir uma organização.

9-Profissionalização dos Participantes .
Cada funcionário da burocracia é Profissional pelas seguintes razões .
a)Especialista- funcionário especializado nas atividades do seu cargo
b)Assalariado - funcionário recebe salário correspondente ao cargo que ocupam .
c)Ocupante de cargo - o funcionários da burocracia é um ocupante de cargo e seu cargo é sua principal atividade dentro da organização tomando todo seu tempo de permanecia dela,seu meio de vida .
d)É nomeado por superior hierárquico - o funcionário é um profissional selecionado e escolhido por sua competência .
e) Seu mandato é por tempo indeterminado -  o funcionário ocupa um cargo por um tempo indeterminado pois não existe uma norma ou regra que determine o tempo de permanecia de um funcionário.
f)Segue carreira dentro da organização  -a medida que o funcionário revela competência e mérito  ele é promovido para cargos superiores .
g)Não possui a propriedade dos meios de produção e administração - O administrador administra a organização mas não é o proprietário dos meios de produção. O funcionário utiliza as maquinas e equipamentos mas não é dono delas.
h)É fiel ao cargo e identifica-se com os objetivos da empresa -o funcionário passa a defender os interesses do seu cargo e da sua organização em detrimento dos demais interesses envolvidos .

10- Completa previsibilidade do funcionamento.
No modelo de Weber todos os funcionários se comportam de acordo com as normas e regulamentos da organização a fim de atingir máxima eficiência possível, tudo afim de prever antecipadamente todas as ocorrências e rotinizar sua execução, aparentemente Weber  não previu diferenciação do comportamento humano.
Vantagens da burocracia
  • Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização
  • Precisão na definição do cargo e na operação ,pelo conhecimento exato dos deveres
  • Rapidez nas decisões
  • Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita
  • Continuidade da organização
  • Redução do atrito entre as pessoas 
  • Subordinação dos mais novos aos mais antigos
  • Confiabilidade
  • Organização



Racionalidade burocrática

Um conceito muito ligado a burocracia é a racionalidade pois implica na adequação dos meios aos fins, um processo é racional se os meios mais eficientes são escolhidos para sua implementação, para Weber as metas coletivas da organização são levadas em consideração e não de seus membros individuais. Assim embora considerasse a burocracia como mais eficiente forma de organização criada pelo homem, Weber temia esta grande eficiência cujo resultados seriam uma enorme ameaça a liberdade individual e as  instituições democráticas das sociedades ocidentais  .





Dilemas da burocracia
O próprio Weber notou a fragilidade da estrutura burocrática como:
  • Capacidade para aceitar ordens e regras como legitimas, quando repugnam desejos da pessoa.
  • Pressões constantes de forças exteriores para encorajar o burocrata a seguir normas diferentes das da organização.
  • Compromisso com as regras tende a enfraquecer gradativamente .
  • Weber salienta chefes não burocráticos que indicam e nomeiam funcionários criam normas e regras. Que herdam sua posição como , por exemplo , os presidentes ,os reis e diretores . Eles desempenham o papel de  estimular uma ligação emocional e  irracional dos participantes com a racionalidade, pois a identificação com uma pessoa ,um líder influi psicologicamente reforçando compromisso abstrato com as regras da organização moldando uma imagem concreta e "afetuosa".




Disfunções da burocracia
De uma forma bem resumida podemos chegar a conclusão que as disfunções da burocracia são :
  1.  Internalização  das normas
  2.  Excesso de formalismo e papelório
  3.  Resistência a mudanças
  4.  Despersonalização do relacionamento
  5.  Categorização do relacionamento
  6.  Super conformidade
  7.  Exibição de sinais de autoridade
  8.  Dificuldade com clientes


A causa da maioria dessas disfunções residem basicamente pelo fato da burocracia não levar em conta a chama organização informal .

Fonte: CHIAVENATO,I.Teoria Geral da Administração.Editora Campus,2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Diga o que achou sobre o post .Obrigado por comentar.

 
Esse blog tem como objetivo ajudar estudantes de administração,
publicando informações que normalmente são utilizadas na faculdade.