O que é T.G.A?

T.G.A (Teoria Geral da Administração)

É basicamente o estudo de teorias.Essas teorias são  as explicações ,  interpretações  ou  proposições sobre a administração e as organizações.As ideia filosóficas proporcionaram grandes mudanças para a administração como também as teorias que foram produzidas das experiencias praticas das organizações. a teoria geral da administração é o conjunto dessas, que são designadas por meio de diferentes termos,explicados a seguir.


  • Escola : é uma linha de pensamento ou conjunto de autores que usaram o mesmo enfoque.
  • Enfoque ou Pensamento : também chamado de abordagem,é um aspecto particular das organizações ou uma forma de estuda-las.
  • Modelo de Gestão : é um conjunto de doutrinas e técnicas do processo administrativo.
  • Doutrina : é um principio de conduta de contem valores implícitos ou explícitos . As doutrinas recomendam como agir orientando os julgamentos e as decisões dos administradores.
  • Modelo de organização : é o conjunto de características que definem organizações e a forma como elas são administradas.
  • Técnicas : são soluções para problemas. alguns exemplos de técnicas são os organogramas as metodologias,estudos de tempos e sistemas de controle.
A moderna Teoria Geral da Administração que se estuda atualmente, é formada por conceitos que surgiram e vêm- se reciclando a muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaram problemas técnicos e precisaram de técnicas para resolve-los. 

Exemplo : MOISÉS da Bíblia sagrada, relata na bíblia que ele estava cuidando de pequenas causas que o povo lhe trazia, então JETRO recomendou para MOISÉS procurar homens capazes para serem lideres de 10, 100, 1.000 pessoas. Este conselho foi dado a MOISÉS cerca de 3.500 anos atrás, é tão antigo e continua atual. 



Um comentário:

Comente! Diga o que achou sobre o post .Obrigado por comentar.

 
Esse blog tem como objetivo ajudar estudantes de administração,
publicando informações que normalmente são utilizadas na faculdade.